top of page

A Cia. Teatral Caboclo Ventura passa a integrar o Projeto Ademar Guerra.

A Cia Teatral Caboclo Ventura receberá orientação artística do Projeto Ademar Guerra – 2016. O Projeto faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciado pela organização social POIESIS.

 

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de plateia e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo, assim, a produção teatral dessas cidades.

 

Entre as diversas formas de orientação que fazem parte do projeto, a Cia. Caboclo Ventura fará parte da metodologia de núcleos em formação, que tem como objetivo auxiliar o grupo em sua rotina, nos mais variados aspectos que constituem uma companhia de teatro, desde procedimentos organizacionais até seu processo criativo. A metodologia busca auxiliar também a busca do repertorio da Cia. por meio da criação de uma obra que privilegie o jogo e a familiarização com o “estar em cena”.

 

A Cia. passou por três etapas de seleção, a primeira entre 103 grupos, a segunda entre 44 grupos, a terceira entre 35 grupos e por fim está participando com 31 grupos teatrais do Estado de São Paulo.

 

A Cia. participará com o Projeto “Memória”, que tem por objetivo a criação de um espetáculo teatral que conte a história do município de Santa Gertrudes, desde 1821 quando a região ainda era uma Sesmaria, a do Morro Azul até os dias de hoje. De uma forma artística e lúdica, a peça abordará diversos acontecimentos importantes e históricos, trazendo para o palco personalidades do município. Além de mostrar ao público como se deu à evolução do município o espetáculo pretende provocar na platéia uma reflexão sobre sua colaboração com a cidade, trazendo a responsabilidade para o povo em relação ao presente e futuro do município, tendo como personagem principal o Serviço de Alto-falante “A voz de Santa Gertrudes”.

 

 

 

 

REALIZAÇÃO:

bottom of page